Google x Facebook – Os fins justificam os meios!

Saiu ontem no Jornal O Estado de São Paulo no caderno Link uma matéria muito legal sobre alguns pontos convergentes ou divergentes entre as ferramentas google e facebook. A matéria das jornalistas Carla Peralva e Ana Freitas tratava de uma forma bem humorada um certo caráter maldoso presente nestas corporações e de como tanto poder pode se tornar megalomaníaco.

Editamos as partes mais interessantes da lista apresentada no jornal e resolvemos disponibilizar aqui no blog para todos! Bom, e para quem leu a matéria no jornal ou ler aqui essas informações irá entender porque para o google e o facebook os fins justificam os meios!

1 – Investidores:

No caso do facebook um dos investidores é ligado a um órgão do Departamento de Defesa dos Estados Unidos cujo objetivo é “reunir informações para uso do governo dos EUA”. (medo!)

Já o google tem como um de seus investidores uma empresa ligada ao governo Bush. A empresa em questão trabalha com pesquisas genéticas na área de biotecnologia e biociência. (Viva Blade Runner!)

2 – Ética?

O google pressionado por grandes gravadoras simplesmente deletou alguns blogs de música da rede devido ao uso de ferramentas gratuitas de download.

No caso do facebook descobriu-se através de processos e informações que saíram na mídia de que o site estaria vendendo perfis para grandes empresas.

3 – 1984

E desde a manifestação de George Orwell em seu livro 1984 a questão do “big brother” se mantém cada vez mais presente…

No caso do google e do facebook ambos utilizam de ferramentas de varredura e pesquisa inacreditáveis! Por tanto você e a sua empresa, ou seja, a sua vida em geral é 100% monitorada!

4 – Relacões Exteriores

Ambas as ferramentas da internet têm problemas com vários países. O google em especial já comprou briga com quase todos os países e inclusive com o Brasil. O facebook anda tendo muitos problemas com o Canadá por questões de vulnerabilidade.

5 – Paranóia?

Procure: google+hungry+beast ou truth+facebook

O fato é que mesmo sabendo de tudo isso quem consegue viver sem essas ferramentas? Todos sabemos a resposta, por isso o “lobo mau” anda livre, leve e solto pelo mundo cibernético.

Bruno Mendonça – IBModa

Uma resposta to “Google x Facebook – Os fins justificam os meios!”

  1. Nana Soma Says:

    É bem por aí mesmo. Já li em algum lugar que a já existente geração tem por letra inicial “C” q significa este grupo Conectado, que Compartilha e gera Conteúdo, são Comunicativos e Coopetitivos (Competitivos + Cooperativos). Acrescento que a próxima geração “C” vai ser a do Controle. E é aí que entra a discussão: quem vai ter o tal controle? Controle do q? De informações, claro! Agora, como vai ser utilizado este controle? Por isso já digo desde já, a tal da impressão de liberdade que temos na internet, é realmente uma impressão, uma miragem! Cuidado, e aí é outra palavra definidora desta próxima geração “C” tbm, com as informações e conteúdos. Td poderá ser usado contra vc depois. Liberdade? Infelizmente, não vejo nem sinal de fumaça dela.

Deixe um comentário