Artsy#3 – Melanie Bonajo

Olá a todos!

Como prometemos sempre postariamos aqui no blog pequenos textos sobre artistas que relacionam moda e arte e fazem um trabalho super bacana e contemporâneo. Essa é a nossa 3ª edição da seção Artsy e vamos falar um pouco nesse post da artista multimídia Melanie Bonajo.

Melanie Bonajo é uma artista holandesa que trabalha com suportes variados, como fotografia (sua principal mídia), vídeo, escultura, instalação, colagem…

Eu descobri o trabalho de Melanie Bonajo faz mais ou menos uns 2 anos quando caiu em minhas mãos um disco incrível de outra artista super interdisciplinar, a performer Planningtorock:

(http://www.rostronrecords.net/)

(http://www.myspace.com/planningtorock)

(http://pt.wikipedia.org/wiki/Planningtorock)

Melanie Bonajo fez todo o visual do disco e todas as imagens de divulgação de Planningtorock e eu simplesmente achei incrível! A partir de então comecei a pesquisar mais o seu trabalho.

A poética de Melanie Bonajo é muito interessante, pois trabalha a roupa, ou seja, a moda como um objeto de performatividade; além disso suas fotografias sempre trazem um tom bizarro e kitsch quase que como dismistificando a aura dos editoriais de moda e o glamour que a moda aparentemente carrega. Mas ela não se limita apenas a essa discussão, Bonajo re-interpreta o corpo na contemporaneidade, subverte também questões cotidianas, como por exemplo nossas relações com objetos do dia-a-dia e relações com o mundo urbano, a questão também do privadoXpúblico e principalmente a idéia de rastro (desaparecimento e camuflagem). Comparações não muito distantes ligam a artista a Erwin Wurm – outro artista que mantém uma colaboração profunda com a moda.

Em suas inserções pela moda, publicidade, design e outras mídias Melanie Bonajo sempre trabalha de uma forma muito autoral levando sua poética única para todas essas outras formas de comunicação.

A artista já colaborou com as maiores revistas de moda e arte do mundo e já fotografou também muitas campanhas mas nos últimos tempos ela vem se dedicando a parcerias com músicos, desenvolvendo todo um trabalho de direção de arte para esses artistas.

Se você quiser saber mais sobre Melanie Bonajo google it! O site da artista está em construção, mas na internet existem muitas fotos e informações sobre ela.

Bom, fica a dica.

Um abraço

Bruno Mendonça – IBModa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: