Negócio Verde

Gente saiu na Revista América Economia uma matéria incrível sobre um arquiteto do interior de São Paulo que desenvolveu um processo de produção usando retalhos de couro descartados pela indústria calçadista para fazer tijolos!

Franca, fica a 400 km de São Paulo e é um polo nacional calçadista e têxtil, principalmente em couro. Lá mesmo é que o arquiteto Emar Garcia Júnior colocou em prática seu experimento. Totalmente conectado com a arquitetura sustentável Emar já desenvolvia projetos com as empresas da região nesta área e depois começou a olhar diretamente para o refugo das fábricas e descobriu que dali poderia surgir algo também.

Foi um processo de oito anos de pesquisa tentando descobrir o que se fazer com os retalhos de couro até que surgiu a possibilidade de utilizar o couro na construção civil! Emar desenvolveu uma forma de transformar o couro em tijolo! Como?

Pois é, o arquiteto descobriu que os retalhos misturados com produtos como bactericidas, catalisadores e outros pode transformar tudo numa massa e posteriormente em bloco! A massa seca e é naturalmente moldada. Os blocos quando prontos podem ser colados com cola PVA. Isso é o máximo!

Após a descoberta Emar montou uma pequena empresa – a Courecol que mantém trabalhos em parceria com as produtoras de couro e calçados e chega a utilizar 5 toneladas mensais juntando todo o refugo produzido pelas fábricas.

O processo de fabricação do tijolo sustentável nem é tão demorado e é feito ao ar livre praticamente sem utilização de energia. Esse tipo de tijolo tem um isolamento térmico e acústico em torno de 40% e chega a custar em torno de R$ 1 a unidade.

Emar não revela o faturamento da empresa mas diz que a área de consultoria ambiental nesta parte de arquitetura, design e moda é tão crescente e tão instigante que ele vê muito retorno para esse segmento. A sustentabilidade também é um ponto de união entre áreas que às vezes nunca pensariamos em juntar como moda e construção civil…Pois é ainda estamos longe do ideal no que diz respeito à “eco-actions” mas nos últimos anos vejo que estamos saindo da estaca zero.

Achei incrível esta matéria e sempre que tiver outros artigos e textos nesta área eu irei postar aqui!

Bruno Mendonça – IBModa

Anúncios

Uma resposta to “Negócio Verde”

  1. Emar Garcia junior Says:

    Boa noite, Bruno.

    Estou muito satisfeito pelo seu comentario e sua opnião, agradecido.

    Muito obrigado pela atenção.
    UM GRANDE ABRAÇO.
    http://WWW.COUROECOL. COM
    Arq. Emar Garcia Junior … RECICLE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: